Nossa
Pegada
A gente do Iluminuras temos como foco principal a criação e produção de conteúdos ficcionais, sejam educativos ou de entretenimento, abordando temáticas amazônicas por meio do quadrinho e da animação. Criamos o estúdio como uma reunião de amigos que há muito tempo trabalhavam juntos e que compartilhavam o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do campo da Indústria Criativa de Entretenimentoda indústria cultural na Amazônia, tanto na produção de animações, quanto na qualificação e geração de emprego e renda para este setor.
Nós, que fazemos o Iluminuras, somos do norte, e como qualquer nortenho a gente têm uma cosmovisão baseada nesse lugar cheio de encantarias onde o realismo fantástico é meio que um lugar comum.
A ideia é que a gente use isso para desenvolver propriedades intelectuais que dialoguem e exemplifiquem identidades amazônidas inusitadas dentro de uma indústria cultural cada vez mais saturada de mesmas histórias.
Não porquê a gente ache que é melhor, mas porque podem se tornar produtos inusitados, Já que a perspectiva de outras regiões do país (ainda) é rara em produtos de entretenimento.
A ideia de que a gente tá no meio da floresta amazônica, que também é cidade, também são rios, também são ilhas, também são um monte de povos e etnias diferentes.
Tudo isso refletiria naturalmente na forma como a gente desenha e anima o mundo, assim como na forma como os personagens que a gente trabalha agem.
É claro que toda a animação e indústria cultural brasileira tem um jeitinho todo particular de agir diferente do resto do mundo, mas pra gente a ideia também é mostrar um tempero inusitado de produtos que tenham um sotaque diferente.
Dentre suas principais produções de curta metragem em animação, podemos destacar: Nossa Senhora dos Miritis (2010), Muragens- Crônicas de um Muro (2009), Para Vler Poesia (2012), Pedaços de Pássaros (2016) e A História de Zahy (2018), exibidos em importantes mostras e festivais nacionais e internacionais como o Anima Mundi (Brasil), Mostra SESC Nacional de Cinema (Brasil), Rio 2C (Brasil), Monstra (Portugal) e Animasivo (México), além de exibições em TV públicas do país. Para a TV, Produziu interprogramas como Tu Conheces? (2012) e Icamiabas na Amazônia de Pedra (2012) exibidos na TV Cultura do Pará. Recentemente, produziu a série de animação Icamiabas na Cidade Amazônia (2017) exibida na TV Cultura do Pará e a série de animação infantil Brinquedonautas (2020) exibida em diversas TVs Públicas e universitárias do Brasil, além de estrear, em agosto de 2020, no Nat Geo Kids, um canal infantil da Walt Disney Company. Em 2022 produziu, em parceria com a Split Studio, a 4ª temprada da série de animação infantil Os Chocolix, criada por Jacqueline Shor. Em abril de 2023 lançou o curta de animação infantil Contos Mirabolantes- O Olho do Mapinguari.